Para prosperar em qualquer empreendimento, é preciso que diversos fatores estejam em harmonia, que vão desde o processo de produção até a exposição desses produtos. De nada adianta adquirir as melhores maquinas para padaria e contratar profissionais excelentes para a fabricação de pães, se você não der uma atenção especial para a sua vitrine, como é o caso da estufa para salgados.
Uma forma de atrair os consumidores, é investir numa estufa para salgados que façam com que os produtos encham os olhos dos consumidores, deixando-os tentados a entrar no estabelecimento. Tanto nas estufas de padarias quanto nas estufas para lanchonete, é fundamental deixar os produtos bem visíveis e ter cuidado para que os salgados não fiquem amontoados. Outra dica importante é organizar os salgados por grupos, estabelecendo quais são o carro-chefe da padaria ou da lanchonete, dando um destaque maior para atrair a clientela.
Estufa para salgados para conservar os alimentosA estufa para salgados, além de funcionar com uma vitrine, pode também contribuir para o processo de conservação dos alimentos. Há diversos modelos, com variações no número de prateleiras, que ficam em cima dos balcões ou fixadas ao chão. Embora o objetivo seja o de manter os salgados aquecidos por mais tempo, existem dois tipos de estufa para salgados, a convencional e a vapor. Estufas de salgados convencionaisAs estufas de salgados convencionais realizam o processo de aquecimento com o calor dos próprios alimentos. Isso ocorre devido ao isolamento térmico, no qual este tipo de estufa utiliza o calor dos próprios alimentos, que saem do forno, para mantê-los aquecidos por mais tempo. Vantagens da Estufa para lanchonete convencionalA vantagem da estufa para lanchonete na categoria convencional é que ela não consome energia. Porém, é necessário que os alimentos tenham uma alta rotatividade e não fiquem por muito tempo dentro da estufa, para evitar que a massa fique ressecada ou com um aspecto não muito atraente. O ideal é que os alimentos permaneçam neste modelo de estufa para salgados por cerca de até duas horas, como é o caso dos pães de queijo. Estufa para salgados a vapor: veja a diferençaOutro modelo é a estufa a vapor. Neste caso, os salgados ficam acima de uma bandeja de água, que ao ser aquecida, solta um vapor que mantém os salgados quentes por mais tempo, sem deixar a massa ressecada. Este modelo conta ainda com o auxílio de um termostato que ajuda a regular a temperatura com precisão, evitando variações. |
Além de ter estufas para salgados adequadas, é preciso também investir em boas assadeiras e formas. As assadeiras são imprescindíveis no processo de fabricação de alimentos, tanto na panificação, quanto na confeitaria. Além de utilizar para assar, elas servem também para depositar as massas para descansar antes de irem ao forno.
Feitas normalmente em formato retangular, laterais baixas e fundo liso ou perfurado, as assadeiras possuem diversos e podem ser de alumínio, metal, silicone, porcelana, entre outros. Outras assadeiras que vem ganhando destaque são as formadas por revestimento antiaderente, as quais evitam que o alimento grude na assadeira. Para que algumas receitas fiquem bem preparadas, o uso adequado de cada tipo de forma faz toda a diferença.
Precisa de equipamentos de cozinha industrial? Fale conosco da Lojas Temperare. Temos os produtos certos para o seu negócio.